Pretty Little Liars – A série!

A serie Pretty Little Liars já transmitida em Portugal pelo canal Sony Tv, é a resposta a um bestselling de Sara Shepard, intitulado com o mesmo nome, constituído por uma saga de quatro livros.

Hoje falarei apenas da serie, mas proponho-vos falar separadamente de cada um destes livros, já a partir de amanhã.

Na verdade a série foi livremente adaptada, pois além da primeira temporada, pouco tem a ver com os livros, e as protagonistas não estão bem personificadas.

Pretty Little Liars, conta a hístória de cinco amigas perfeitas, na cidade perfeita de Rosewood, na Pensilvânia, onde todos os adolescentes são bonitos, ricos e bem vestidos.

O grupo de Alison DiLaurentis, é formado pelas suas quatro melhores amigas submissas: Aria Montgomery, Spencer Hastings, Hanna Marin e Emily Fiels.

Juntas, as cinco adolescentes formam um elo, que é no entanto desproporcional. O seu grupo parece estar distintamente ligado, devido apenas á presensa da popular Alison. Alison é na verdade a única amiga, a quem as outras depositam os seus mais profundos segredos.

No entanto Alison não parece partilhar do mesmo á vontade, pois nenhuma das raparigas sabe  nenhum segredo seu.

No entanto, após uma noite conturbada, no celeiro de Spencer, Alison acaba por desaparecer misteriosamente. Durante um ano, a policia procura todas as pistas que os possam ligar ao estranho desaparecimento de Alison, mas sem sucesso.

O grupo das quatro amigas acaba por se dispersar, e agem agora como se não se conhecessem. Até que, um ano depois, o corpo de Alison é encontrado. Juntas novamente para prestar homenagem no seu funeral, as quatro amigas recebem todas as mesma mensagem de texto: ” Ainda me lembro do que vocês me fizeram, suas cabras – (assinado: A).

Quem será o “A” se Alison se encontra morta? No entanto, “A” parece saber tanto como Alison, dos mais profundos segredos dos quais cada uma partilhou apenas com ela. As quatro amigas, vêm-se controladas, 24h por dia, sobre as ameaças manipuladoras de “A”, que ameaça revelar, todos os seus obscuros segredos.

Na verdade segui com particular interesse a primeira temporada da serie, e foi essa temporada que me fez querer comprar a colecção de livros de Pretty Little Liars. No entanto já me tinha apercebido que a segunda temporada da serie, não tinha qualquer contexto ou nexo, nem era sequer apelativa, pois acaba por repetir-se e tornar-se enfadonha. Apercebi-me do porquê depois de ler os livros. Apenas a primeira temporada é baseada nestes, a segunda e terceira estão livremente adaptadas.

Na verdade, nem “A”, nem o assassino de Alison, são as mesmas pessoas, do livro para a serie. Esta torna-se enfadonha e ridícula, pois ao menor passo, “A” sabe sempre em meros segundos, tudo o que as quatro andam a fazer, algo absolutamente impossível para uma pessoa só.

Outra grande diferença, é a união de amizade que as raparigas mantêm na serie, algo que não acontece no livro, pois na verdade elas nunca tinham sido verdadeiramente amigas, quando pertenciam ao grupo de Alison, o que as faz desconfiar uma das outras, tornando no livro, a história bem mais empolgante.

Há no entanto a salientar que um dos aspectos positivos da serie, é ter-se passado apenas um ano, após a morte de Alison DiLaurentis, ou seja, as raparigas tinham 16 anos quando ocorreram metade das peripécias, e no tempo actual têm 17 anos.

No livro o grupo de Alison foi formado quando estas tinham apenas 13 anos, o que as torna demasiado sedutoras e manipuladoras para essa idade. Passa assim, três anos desde da morte de Alison. Acho no entanto  que 13 anos é demasiado prematuro para metade das tramas e mentiras, que as raparigas recordam desse tempo.

Pretty Little Liars é um bom livro juvenil, e pode ser encontrado na secção dos infantis das livrarias portuguesas. Algo que não percebo. A saga Twlight não faz referência sequer a actos sexuais, e está na secção dos adultos.

Em Pretty Little Liars, elas fumam, têm relações sexuais, falam de homossexualidade na adolescência, são perversas, manipuladoras, e ainda assim podemos encontrar estes livros arrumados ao lado das aventuras de “Os Cinco”… Quem percebe????

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s