Para quem cresceu a ler nos anos 90 – R.L.Stine

Robert Lawrence Stine foi um dos meus autores de eleição, talvez entre os 10 e 12 anos. As colecção de conhecimento geral de R.L.Stine foi “Goosebumps” – em português – “Arrepios” que teve direito a uma série americana. É comparado a Stephen King, mas para os mais pequeninos.

R.L.Stine começou a escrever quando tinha nove anos, e encontrou no seu sótão uma velha máquina de escrever. A sua brincadeira preferida era passar o dia a escrever, perdido no mundo de terror e fantasia que criou desde cedo. Actualmente vive em Nova York, próximo do Central Park, com a sua mulher e o filho. Em sua casa encontra-se um verdadeiro esqueleto humano.

R.L.Stine, foi dos autores mais procurados nos anos 90, vendendo mais de 400 milhões de cópias, encontrando assim lugar no Guiness World Records. “Arrepios” é a sua colecção mais conhecida, mas na verdade não é das minhas preferidas. R.L.Stine criou livros de policiais e suspense para adolescentes, tal como a colecção “Baby-Sitter” ou Fear-Street – Estrada do Terror.

A suas colecções chegam a ter mais de cinquenta livros cada uma. Na verdade R.L.Stine chegou a escrever um livro por semana, no seu auge.

As suas histórias são geralmente curtas, traduzidas em português andam á volta de 120-140 páginas. No entanto não considero a sua forma de escrever demasiado corrida ou sem pormenores. Sabem quando lemos alguns livros e pensamos:  “Este livro daria um filme demasiado longo”? Com R.L.Stine temos a sensação que os seus livros seriam perfeitos para exibir tal e qual como estão, para o grande ecrã

Para quem cresceu nos anos 90, quem não se lembra de ver na escola os livros da colecção “Arrepios” nas mochilas de todos os colegas? Quantos de vocês têm ainda em casa o livro “Bem Vindos á Casa da Morte”?

Na minha escola primária sentavamo-nos todos em circulo a ler as partes mais terroríficas, onde os espíritos e os fantasmas apareciam, passando o intervalo a ler. Os livros de R.L.Stine foram moda, e um marco para a geração infantil dos anos 90.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s